sexta-feira, 30 de julho de 2010

Caixa de Pandora;


A vida adulta é uma semente contida em todas as pessoas desde quando nascem. Cheia de heranças genéticas e predisposições comportamentais, essa "semente" contém ganância, luxúria, inveja e tantos outros aspectos da natureza humana e só está esperando pela hora em que começará a ser regada. Por isso é que os pais precisam ser antes conhecedores de si mesmos para depois saberem como proteger seus filhos. Para que eles não caiam nas mesmas armadilhas, para que não germinem a semente antes da época certa. Para que sejam adultos com poucos ao invés de muitos problemas... e para que tenham a melhor época da vida: a infância.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Para quem é o melhor pai.

Desde pequena eu tenho um herói. Esse herói me ensina sobre a vida, sobre não confiar muito nas pessoas, sobre como deve ser uma mulher respeitada e educada, mais do que isso, me ensina a amar e dar carinho. Lembro que quando criança fazia você levantar de madrugada pra fazer lanche pra mim ou te acordava só pra me fazer companhia porque eu não queria ficar sozinha, em como me levava no seu ombro andando pela casa e me fazia abaixar a cabeça quando passava pelo batente da porta; Lembro das tardes em que me levava junto em todos os lugares onde ia e no final do dia ia tomar sorvete comigo. Me lembro da paciência que tinha comigo quando eu desligava a tv na hora do seu jornal para que me visse cantar e dançar. E do quanto era atencioso comigo.
Me lembro de todos os apelidos meigos que você me dava... 'pipoquinha, chimbica, minha polenta, duduchinha do papai' que sobrevivem até hoje. E quando eu fazia algo que te desapontasse e ficava de castigo, te mandava uma cartinha pedindo desculpas... você me deixava assistir de novo e me chamava para corrigir meus erros de ortografia. E quando eu não sentia sono a noite (sempre) e te pedia se eu podia te fazer companhia, você me dizia que sim. E quando você saía para trabalhar a tarde, ao voltar eu sempre pedia o que tinha trazido pra mim... você me dava um chocolate e eu já ficava muito feliz...
Lembro de você me contando histórias pra dormir, e me explicando também os livros que você estava lendo... e quando você lia eu ficava deitada no teu ombro quietinha escutando e às vezes perguntando coisas.
Toda vez que eu não sabia o que algo significava eu perguntava pra você e às vezes eu fingia que não entendia as coisas pra ver você me explicando... e você sempre ficava um tempão falando e ficava bravo quando eu dizia 'tá pai, já entendi...'
Todas as noites eu fazia massagem nas suas costas ou então passava creme e ficava andando nelas com o meu ''peso pena''.
Lembro de mim dizendo "pai, você é como se fosse um filho pra mim'' e lembro de você rindo das minhas piadas que acabavam ficando engraçadas...
Ah pai, sem você eu não seria absolutamente nada.
Eu vejo tantas pessoas tentando ser pais, mas olho pra você e penso na sorte que eu tive por você ter sido sempre esse paizão. Sempre.
Com o seu carinho e o seu amor você fez com que eu me tornasse totalmente dependente de você, e eu morro de medo só de pensar que um dia você vai partir. Você devia ser imortal.
Você sente ciúmes de mim, mas sabe que mesmo se chegasse o super herói mais lindo do mundo aqui, eu nunca trocaria o meu herói velho e gordinho por ele, pois o meu é uma das pessoas mais inteligentes e brilhantes que eu conheci.
Paizinho, eu tenho toda admiração, carinho e respeito do mundo por você e eu quero que isso fique gravado no teu peito e que nunca se esqueça.

Você é um pedaço de mim, e eu sou um pedaço de você.

Te amo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Coelhos vermelhos não existem.

Uma das maiores besteiras que eu já ouvi foi logo na pré-escola.
As professoras deram desenhos de coelhos para a gente pintar e no final resolveram ver como cada um fez. Me lembro que eu tinha pintado o meu de vermelho, bem como mais algum coleguinha, mas a professora disse que ''o mais certo era quem tinha pintado de amarelo, porque era a cor que mais se assemelhava ao branco.'' Besteira isso, cada um que pinte o seu coelho da cor que quiser, a imaginação é de cada um, o coelho também.
Coelhos vermelhos existem sim.




quinta-feira, 22 de julho de 2010

Decifra-te.

Não podemos ter medo de mostrar quem somos.
As pessoas se escondem por detrás de máscaras, ilusões que criaram acerca de si... e sentem medo de que alguém descubra quem realmente são.
A verdade é que não devemos ter medo de tudo o que fizemos e somos, devemos assumir nossas atitudes, nosso passado e só assim seremos livres e felizes. Com quem realmente nos aceite e compreenda.
Ninguém é perfeito. E é muito mais bonito ser verdadeiro.
...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Penas ao vento



Amores são como penas sopradas pelo vento.
Quem é que determina quanto tempo eles ficam?
Amores vem e vão
Só nos restando marcas.
Amores nos embriagam.
E quando outros amores pousam em nossas teias
Esquecemos, de mansinho, os passados
Não completamente, mas guardando-os em nosso subconsciente, intimamente
Para que ninguém saiba.


(11.12.2009)

17 de julho, 00:37

Medo. Não dá pra disfarçar o que sinto...
Não sei porque os planos às vezes podem ser interrompidos, não sei porque do nada as pessoas parecem partir para suas verdadeiras vidas.
Sim, pois não há fim, apenas um recomeço...
São tantos jovens que se vão, há tantos que se vão jovens e eu poderia ser um deles.
Se eu pudesse escolher entre alguém de minha família ou eu, eu me escolheria para ir...
transpassar essa dimensão, seguir meu rumo em direção ao absoluto e profundo oceano. Onde as gaivotas voam baixo, onde o vento canta canções;
Eu iria pra esse mundo, eu não hesitaria. Ou talvez sim. Mas o que importa é que a morte vence a tudo, e ela um dia chega. E o tempo se encarrega de secar as lágrimas, de quem tem medo de perder quem se ama. E eu tenho medo.
Talvez seja besteira minha, mas talvez seja a mais dura das realidades. O beijo eterno é dado em algum dia, e talvez você não esteja preparado. Só espero que o tempo passe rápido quando isso acontecer. Eu sinto medo. Eu nunca senti, não dessa forma.
É só uma viagem, a vida é uma viagem, e eu choro agora, porque eu sei que a toda viagem resta um fim. E este fim pode ser o mais glorioso começo; Eu só sinto medo de deixar algo inacabado. Eu sei que não existe morte do espírito, apenas do corpo físico. A anima mundi nunca se altera, somos sempre eternos, etéricos. O corpo só carrega as lembranças. Lembranças essas de todos momentos passados como um flash, e eu acredito que isso irá passar na minha cabeça em alguns segundos. Antes da partida rumo ao infinito. Baby, eu não quero deixar você, o desapego é algo místico e precioso, pois todos sabemos que alguém em determinado momento partirá, e partirá também nossos corações... assim, seria muito mais fácil já se conformar com isso antes que o destino amargamente te ensine. O amor é precioso e tudo que eu amei foi o mais precioso da minha vida. E eu amei demais. Poucos verdadeiramente, e tantos foram magoados, eu me desculpo por isso... eu só queria fazê-los aprender a amar e a respeitar as mulheres. A vida é maravilhosamente bela, você só deve parar de se preocupar com a prova de amanhã, com as contas, com as notas, com as brigas, tentar consertar isso e deixar a essência da vida completar você a cada manhã como se fosse a primeira ou a última. Olhe pra grande viagem em que você está tripulando e sorria feliz, pois este é o seu grande presente! Não existe paraíso, ele é você quem faz. Não espere pelo amanhã para o que você pode fazer hoje, seja feliz. Aprenda a dar valor para o que você tem e, principalmente, os que você tem. Não esqueça de dizer todo dia pros seus pais o quanto os ama, não precisa dizer o quanto é grato desde que tenha isso no olhar, mas se disser, será melhor. Ah, viva a vida. Seja o personagem principal da história que você escreve e siga o roteiro da melhor forma possível nessa viagem. Nessa viagem tão bonita, rumo ao infinito. Pronto, falei demais.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alforria


E quanto é que custa?
Pra me soltar,
me deixar ser o que quero ser?
Não esmague, não comprima o meu ego,
essa essência que eu carrego aqui.
Não se disfaça dessa beleza, que é a liberdade
em me manifestar.
Não me olhe assim, não me repreenda
Não corrompa essa natureza de poder expressar
O que quero dizer
Como quero agir.
Me deixe ser
Não vou fazer sempre o que você acha que deveria
Nem tudo vai ser como você deseja que seja
Por isso me liberte agora.
Me tire dessas amarras da sua ignorância
Me tire do alcance desse olhar que proíbe à tudo
Que me diz 'não' a todo instante
Que me deixa incertezas
É você uma pessoa perfeita, que possa assim me julgar
A cada passo que dou,
Pela forma que eu respiro?
Eu pagarei a alforria
Eu sofro com as penas
Que a vida pode me trazer, caso eu aja de outra forma
Além das banais
Eu não quero ser igual
Eu quero ser a mim
Eu quero ser livre sempre
Quero fazer o que quiser, como quiser,
Então assina
E me liberta
Que já tarda, que eu ainda espero
Pra que eu possa voar
Rumo ao infinito.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eu quero vida


Eu quero vida
Vida bem vivida
Ao encontro meu
Que o tempo bem aproveitado
Seja como a chuva no porto que traz
Bons ventos, e me leve- e me carregue
Eu quero vida
Vida bem vivida
De encontros ao acaso
De vento, de café
Amanhecer no fim do dia
E nascer com mil palavras
Eu quero viver, com o melhor que eu puder
Eu quero ser
E adormecer na praia
Tomada pelo cansaço
Vendo o largo horizonte
De uma longa caminhada.

Preciso.


É preciso ter muita atenção e persistência
A pressa acaba com tudo
E faz com que o certo de instantes se torne o errado que lateja por horas ou eternamente
É preciso ter força e
É preciso esquecer de si ou de seus propósitos às vezes
Para que você pare de pensá-los
E comece a persegui-los também
Com a energia de quem começa
E não o cansaço de quem está no fim
É preciso de sonhos para alcançá-los
E tempo para pô-los em prática
E garra para assumir responsabilidades
Que o tempo traz
É preciso diplomacia e às vezes
É preciso ficar sozinha
Para, simplesmente
Sonhar.
(30.06.10)